Total de visitas: 1248
POLICIAL
Presídios de São Luís estão proibidos de receber presos do interior.
Todas as unidades prisionais de São Luís estão parcialmente interditadas para recebimento de presos provisórios e definitivos, salvo dos Termos Judiciários da Comarca da Ilha de São Luís, até que sejam feitas as reformas e construções anunciadas para superar a superlotação e o domínio das facções criminosas. A determinação é do juiz Roberto de Paula, que responde pela 1ª Vara de Execuções Penais da capital.
Para elaborar o documento, Roberto de Paula destacou que o governo do Estado decretou, em outubro deste ano, o estado de emergência no sistema penitenciário do Maranhão, pelo período de 180 dias. Na oportunidade, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária anunciou a construção de um presídio de segurança máxima na capital, bem como a recuperação dos já existentes, a reforma e ampliação das unidades de Coroatá, Codó e Balsas e a conclusão da construção do presídio de Imperatriz.
O secretário anunciou, ainda, diversas obras em Açailândia, Pedreiras, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra e Brejo, com a previsão de que, até dezembro do ano que vem, sejam criadas mais 2.800 vagas em unidades prisionais maranhenses, eliminando o déficit carcerário no Maranhão. “Levamos em consideração, também, o fato de que até a construção e reforma de unidades prisionais no Complexo Penitenciário de São Luís, as unidades permanecerão com superlotação insuportável e desumana”, ressaltou o juiz.
“Essa superlotação torna inadmissível que as unidades prisionais da capital continuem recebendo diariamente presos provisórios e definitivos do interior do Estado, eis que só fomenta mortes e violência entre os presos”, continuou Roberto de Paula.
A Portaria já está em vigor, e cópias foram enviadas ao Tribunal de Justiça, à Corregedoria Geral da Justiça, ao Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária.
TRAGEDIA EM SANTA INêS.
Na noite de ontem sexta- feira (22), por volta das 21:30h o vereador licenciado, Jaeson, (PV) teve sua moto tomada em assalto. Jaelson passava pela Av: capitão João Moraes, sentido antigo aeroporto, e parou para atender ao celular.
Um bandido fortemente armado com revolver cal. 38 abordou o vereador, o bandido pediu celular, carteira e a chave da moto do vereador. De imediato jaelson entregou os pertences ao assaltante.
Com a moto do vereador, o celular e R$ 130 em dinheiro, o bandido se evadiu rumo à rua grande sentido praça centenário. De imediato jaelson se encontrou com a guarnição dos GMS, que entraram e perseguição.
Os guardas municipais já em companhia de PMS saíram na captura do assaltante, e nas proximidades do Auto Posto Brasil no povoado Ponta de Santana avistaram o assaltante que apavorado caiu da moto e se embrenhou no mato.
A ação envolveu dois bandidos, enquanto um tentava se evadir na moto do vereador, um segundo ficou em Pinheiro, já com o celular da vitima, e pedia, R$1.000,00 (mil reais) para devolver a moto.